A PRODUÇÃO DE SENTIDO VIA “TRANSDUÇÃO” SIGNO VERBAL - IMAGEM NO TEXTO MULTIMODAL
No contexto atual a imagem vem se sobrepondo a linguagem escrita, e não somente a ilustrando. A multimodalidade e as diversas formas de se apresentar uma mensagem tem confirmado que a justaposição de linguagens não permitem a construção de sentidos, mas que é preciso que haja uma real interatividade entre a palavra e imagem para que os interlocutores possam construir significados e uma relação de entendimento deste texto/ assunto.
Por outro lado, verifica-se que, na Educação Básica, o ensino de produção textual tradicional sofre de um visível analfabetismo visual, especialmente por parte dos professores de linguagem. Neste contexto, a leitura da imagem não faz parte dos componentes curriculares, mesmo sendo necessário o leitor estar apto a interpretá-lo. Assim, é preciso que se busque conhecer as especificidades de cada uma delas.
Ao se pensar nas relações signo verbal / imagem, uma primeira questão teórica, é preciso verificar o contraponta da palavra - imagem no texto multimidiático:
a) ora de um ponto de vista analítico (que pressupõe a leitura da imagem em função da palavra, mesmo sabendo que é impossível a palavra duplicar a imagem);
b) ou da análise do imagético, onde o emprego da imagem é conhecido como cenário ou ilustração, por meio do status específico de linguagem e merecem a nova materialidade multimodal igual atenção. Onde a leitura da imagem se diferencia da imagem da palavra, e esta segunda não fala, mas vale enquanto signo que é.
A leitura da imagem, são acompanhadas de mensagens linguísticas (como legenda, título, diálogo). A imagem muitas vezes nos leva a uma interpretação mais rápida e objetiva relacionada ao assunto tratado.
A palavra não pode ser a moeda de troca das imagens.
A leitura do signo linguístico da palavra pede uma direcionalidade a imagem multidirecionada dependendo do olhar de cada leitor
Davi e Golias
Era uma vez um menino israelita, pastor de ovelhas que tocava harpa e, se chamava Davi. Ele amava a Deus acima de todas as coisas. Saul era o Rei de Israel e anunciou guerra contra os filisteus. Porém, havia um gigante chamado Golias que costumava aparecer e desafiar os Israelitas.
Davi pediu permissão ao rei Saul para derrotar o gigante Golias. No dia marcado Davi apareceu com sua funda e 5 pedras que havia pegado no rio. O gigante Golias zombou dele, dizendo: - será que não há nenhum homem em Israel e, por isso me enviaram um menino?
Indo ao encontro de Golias, em nome de Jeová, Davi não se intimidou. Ao se deparar com o gigante, pegou sua funda, colocou uma das pedras, girou, girou, girou e arremessando acertou a testa de Golias, que caiu morto.