Compreendendo o Hiper-Texto Multimodal
Autoria: Grupo Conetad@s
Ele permite ao leitor maior interatividade no processo de construção do conhecimento e aquisição de informação, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear. Ao acessarmos um hipertexto, consequentemente, surgirá palavras-chaves que conduzirá outra janela -link tecendo uma rede de soma de informações que se interligam formando “nós”, cujo emprego faz o ciberleitor não se “perder” no decorrer da matéria. O recurso pode surgir num sistema de janelas, fazendo com que o usuário nunca abandone a leitura principal. Dessa forma, os links acrescentam uma carga maior de conhecimento à notícia. Esse princípio das “ligações” pode nos remeter, em poucos segundos, a qualquer ponto da rede textual. E mais: ele garante a possibilidade de navegação e transição para qualquer outro texto.Quando escrito em blocos fragmentados, possibilita empregar diferentes recursos, verbal e não verbal com o objetivo de tornar atrativo para o leitor e o configura como multimodal Assim a semiose de linguagens procurara proporcionar uma relação com a realidade, composto de imagens, cor, som, animação, texto verbal e não verbal.
Essa é uma nova tendência da educação do século XXI.
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Fonte imagem:http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/2000/papers/021.htm |
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