quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Grupo: Conectad@s






Compreendendo o Hiper-Texto Multimodal

Autoria: Grupo Conetad@s


Ele permite ao leitor maior interatividade no processo de construção do conhecimento e  aquisição de informação, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear. Ao acessarmos um hipertexto, consequentemente, surgirá palavras-chaves que conduzirá outra janela -link tecendo uma rede de soma de informações que se  interligam formando “nós”, cujo emprego faz o ciberleitor não se “perder” no decorrer da matéria. O recurso pode surgir num sistema de janelas, fazendo com que o usuário nunca abandone a leitura principal. Dessa forma, os links acrescentam uma carga maior de conhecimento à notícia. Esse princípio das “ligações” pode nos remeter, em poucos segundos, a qualquer ponto da rede textual. E mais: ele garante a possibilidade de navegação e transição para qualquer outro texto.Quando  escrito em blocos fragmentados,  possibilita  empregar  diferentes recursos, verbal e não verbal com o objetivo de tornar atrativo para o leitor e o configura como multimodal  Assim a semiose de linguagens procurara  proporcionar  uma relação com a realidade, composto de imagens, cor, som,  animação,  texto verbal e não verbal.
   Essa é uma nova tendência da educação do século XXI.
Fonte imagem:http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/2000/papers/021.htm


 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário